domingo, 26 de setembro de 2010

Agrotóxicos e a Dengue - primeira parte


Voltarei a discorrer sobre o assunto em tela.
Abaixo encontram-se orientações para as possíveis intoxicações que podem ocorrer com o uso de agrotóxicos do grupo químico dos organofosforado. O MALATION está sendo recomendado para combate ao mosquito da dengue este ano pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde. Diga-se que esta molécula já havia sido retirada pelo Ministério da Saúde, dado sua alta toxicidade, então fica aqui a pergunta:

Por que é que quanto mais se usa venenos nestas campanhas, mais se usa venenos nestas campanhas?????

Informações Médicas de Urgência nas Intoxicações por Organofosforados e Carbamatos

ORGANOFOSFORADOS e CARBAMATOS

Usos: Inseticidas e acaricidas.
Vias de absorção: Oral, respiratória, dérmica.
Aspectos toxicológicos: Inibidores da colinesterase.

Sintomas e Sinas Clínicos

Síndrome Colinérgica: sudorese, sialorréia, miose, hipersecreção brônquica, colapso respiratório, broncoespasmo, tosse vômito, cólicas, diarréia.

Síndrome Nicotínica: fasciculação muscular, hipertensão arterial transitória.

Síndrome Neurológica: confusão mental, ataxia, convulsões, depressão dos centros cardiorespiratórios.

Diagnóstico Laboratorial

Doseamento da colinesterase sanguínea (abaixamento de 25% ou mais no nível de pré-exposição indica intoxicação.

Tratamentos:

Sulfato de atropina, I.M. ou I.V. 1 a 6 mg cada 5 a 30 min., até a atropização leve.
Oxinas (contrathion): 1-2 g/dia, nos 3 primeiros dias; são contra-indicadas nas intoxicações por inseticidas carbamatos.
Manter o paciente em repouso sob observação, no mínimo por 24 horas, após remissão dos sintomas.

CONTRA-INDICAÇÃO: morfina, aminofilina e tranqüilizante

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Libertas Quae Sera Tamen


São 14h31 de um sete de setembro, onde as praças estiveram aos toques dos rumores dos tambores dos desfiles militares, numa torpe reafirmação de uma liberdade que ainda não chegou neste país.

Entre sonhos do filme “A Origem” que fui assistir domingo e do dia de ontem dedicado a filosofia ( pequenos aprendizados), me encontro agora depois de uma boa macarronada, arrematada com um Bourbon Amarelo ( Dona Matilde), sul de Minas, de sabor suave e marcante, com notas de cítricos no final do palato, um bom café.

Assim com gosto de café na boca lembro que o governo proibiu o endossulfan.
Os cafeicultores andaram reclamando de tal proibição(tiodan), afirmando que suas lavouras estariam sob risco, que seriam devastadas por seres horrentos e famintos.

Ora, ora senhores, o endossulfan é organoclorado, extremamente tóxico, cancerígeno, causa disrupção endócrina, é bioacumulável, produz biomagnificação e fica ai por um período muito longo de tempo causando malefícios a todos nós deste planetinha perdido no universo.

Como os lobbs foram muito eficientes, hoje, temos uma proibição no longo prazo, ou seja, somente em 2013. Desta forma garante-se um processo que possa ZERAR os estoques atuais, mesmo que a importação ainda esteja permitida (diga-se importação permitida para manter fluxo de caixa), enquanto se realiza avaliação de outros produtos substitutivos.

NÃO É PESSOAL! É UM GRANDE ACORDO. TODOS sabem BEM. A indústria, o governo, os agricultores, enfim - ... grande acordo.

Admitamos, NÓS FAZEMOS DE CONTA QUE ACREDITAMOS QUE TUDO ESTÁ CONFORME OS DITAMES E PARABENIZAMOS A TODOS, enfim, depois de vinte e cinco anos, definitivamente, parece que só faltam 3 anos para banirmos tal molécula de nosso meio.

Em tempo, não se esqueçam do DICOFOL.