quarta-feira, 7 de maio de 2014

No CE, programa financeiro incentiva cultivos sem o uso de agrotóxicos

Plantar sem agredir a natureza é fundamental para manter a produtividade. Programa Bolsa Verde concede R$ 300 a produtores selecionados.


Pequenos agricultores do Ceará recebem um incentivo financeiro para cultivar sem o uso de agrotóxicos. É o projeto Bolsa Verde, que funciona em caráter experimental e já apresenta bons resultados.
Plantar sem agredir a natureza. No sertão cearense, onde a chuva é escassa, isso é fundamental para manter as terras produtivas. Em Canindé, um programa do município estimula agricultores a produzirem sem agrotóxicos. O Bolsa Verde concede uma bolsa de R$ 300 a produtores selecionados que se tornam referência.
Os agricultores que já mantinham práticas sustentáveis tiveram prioridade na seleção. Em uma propriedade de sete hectares, Erivaldo Coelho cuida de mais de 15 culturas, tudo produzido sem agrotóxicos.
O milho, que ocupa a maior parte da terra, está perto de ser colhido. Para chegar até aqui, o agricultor enfrentou problemas com pragas, que foram superados com defensivos naturais. "A gente faz um alho batido, uma água de alho com água de folha de nim e ureia, que dão qualidade à planta", explica.
Cícero de Souza Almeida também foi escolhido na primeira fase do programa, que selecionou 20 agricultores. Ele ficou muito satisfeito com a escolha, que considera um reconhecimento.
O Bolsa Verde ainda é um projeto piloto e deve ser estendido nos próximos anos. O benefício é pago todo mês e a previsão é que no próximo ano mais 20 agricultores sejam contemplados.
Leia mais em: O GLOBO

Nenhum comentário: