quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O paradigma dos agrotóxicos - um exemplo

Há mais ou menos 50 anos que a indústria do veneno vem constantemente renovando seu velho ideário: “SEM VENENO NÃO SE CONSEGUE PRODUZIR” ou “COMO VAMOS MATAR A FOME DO MUNDO SEM PRODUÇÃO EM LARGA ESCALA? SEM O USO DA TECNOLOGIA DO VENENO?”. A resposta é simples: isto é um paradigma e, como tal, pode ser mudado, pois existem outros modelos que podem ocupar o seu lugar. PRODUZIR SEM VENENO É POSSÍVEL SIM E, EM LARGA ESCALA, alimentando muito melhor, com fartura, qualidade nutricional, segurança e soberania alimentar. O que falta é apoio.

Bem voltando ao modelo agrícola vigente (paradigma da produção oficial) de tanto ser repetido, repetido e repetido esse discurso,com o apoio oficial e de “cientistas” e profissionais dos setores envolvidos essa idéia foi disseminada e, hoje, agricultores tem isto como uma grande verdade. Os "cientistas" e profissionais dos setores envolvidos, também, juram tal verdade, repudiando qualquer outra forma de produção agropecuária que não seja tecnologicamente dependente da tecnologia dos venenos.

Resumindo: criaram um paradigma (modelo) que atendem aos seus interesses.

No video postado no Youtube chamado "Grupo de Macacos" podemos ver de forma divertidada como é possível criar uma verdade, senão vejamos:

Um comentário:

Claudio Tsuyoshi Ushiwata disse...

Alfredo... Reforçando meu comentário no reunião do vinho, gostei muito do que escreveu, principalmente do vídeo dos macacos... Parabéns pela maneira clara que tem escrito, fazendo chegar até nós informações preciosas sobre agrotóxicos, transgênicos e outros contaminantes.
Claudio Tsuyoshi Ushiwata