quinta-feira, 14 de março de 2013

Lagarta foge do milho transgênico e se adapta a soja e algodão


Abaixo encontra-se texto publicado na página da Cãmara Setorial da soja dizendo dos malefícios da lagarta helicoverpa que se alimentava de milho. O bicho migrou para soja e algodão em função do uso de milho trangênico BT. 

" – É a questão da resistência de pragas, principalmente lagartas no milho, caso da helicoverpa, que está migrando para a soja porque o inseticida BT natural, que é transgênico e está no milho, não está controlando essa lagarta. Ela é muito agressiva, é muito feroz. Também ataca o algodão, e migrou agora para a soja – fala o diretor técnico da Associação Brasileira dos Produtores de Grãos Não Geneticamente Modificados (Abrange), Ivan Paghi."

Veja mais 

Um comentário:

Paulo Andrade disse...

a postura ideológica e intransigente contra os transgênicos acaba levando a notícias como esta, desprovidas de qualquer base técnica.
A praga que ataca as culturas de algodão (e que vai atacar outras) nada tem a ver com o milho transgênico: é exótica, trazida provavelmente por contrabando de flores ou de alguma planta de crescimento vegetativo.
Que os transgênicos nada tinham a ver com isso já tinha sido avançado por nós antes e hoje postamos a explicação final.Leiam
http://genpeace.blogspot.com.br/2013/03/transgenicos-nada-tem-ver-com-nova.html

Atenciosamente,
Paulo Andrade
andrade@ufpe.br