sexta-feira, 23 de julho de 2010

Alimentos orgânicos são viáveis?


De "O JORNAL" de Cassilândia/MS

Com o título "Orgânicos oferecem opção de renda e produção saudável" reportagem de "O Jornal" de Cassilândia, Mato Grosso do Sul, o ator Marcos Palmeira fala sobre a produção de alimentos orgânicos em sua fazenda no Rio de Janeiro, confira abaixo:

“Produção orgânica é viável, é rentável e a natureza agradece”. Seguindo este lema o ator e produtor rural Marcos Palmeira, realizou seu sonho de possuir uma propriedade rural totalmente natural, livre da utilização de agrotóxicos e com a integração como forte aliada. Proprietário da fazenda Vale das Palmeiras, localizada em Teresópolis (RJ), o produtor apresentou sua experiência e os bons resultados desse cultivo, durante a palestra Sistemas Agroecológicos de Produção, realizada na tarde desta quinta-feira (22) durante a Feira do Empreendedor, do Sebrae/MS.

O produtor, que defende a valorização pessoal e a preservação à natureza, apresentou aos participantes sua história, que teve início com a conscientização de seus funcionários. “Quando adquiri a fazenda, percebi que os agricultores não consumiam a produção da horta e pomar, isso porque eles sabiam os riscos dos agrotóxicos utilizados. A partir daí, percebi a importância dos alimentos produzidos sem veneno e decidi mudar a rotina do cultivo”, explica.

Com o apoio do sócio e engenheiro agrônomo Aly Ndiaye, Marcos Palmeira revolucionou o cultivo de hortaliças e legumes, adotou o replantio de florestas, a fabricação do adubo utilizado, a utilização dos próprios animais no combate às pragas e provou que a simplicidade e o respeito ao meio ambiente também podem oferecer bons resultados financeiros. “A produção orgânica não é novidade, é apenas um resgate da forma como nossos avós e bisavós trabalhavam na roça, sem o uso de produtos tóxicos, sem a destruição do meio ambiente. Isso reflete diretamente nos resultados da produção animal e na mesa e na saúde da população”.

Atualmente, a marca Vale das Palmeiras é a responsável por grande parte do abastecimento de orgânicos no Rio de Janeiro. Cerca de 86% de sua produção é destinada aos supermercados. “Ainda há o mito que os orgânicos são caros e inacessíveis. Cada dia mais esse mito se dissolve e tanto a população, quanto o produtor, percebem que sem gastar com agrotóxicos, a produção é mais barata, com produtos de qualidade e saudáveis. Temos que valorizar a terra, é dela que tiramos o que comemos”, finaliza Marcos Palmeira.

Leia mais no O Jornal

Nenhum comentário: