quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Os xenobióticos causam danos aos receptores hormonais

DA ZERO HORA

Alimentação correta auxilia o processo de reprodução assistida.
Reeducação alimentar prepara o útero para implantação do embrião.

A alimentação é um dos grandes dilemas dos casais que recorrem aos tratamentos de reprodução assistida. Segundo o diretor científico da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana, Dirceu Henrique Mendes Pereira, o aumento da ingestão de produtos com xenobióticos - agrotóxicos, aditivos, resíduos de antibióticos usados na produção de carnes e frangos – e as mudanças nos hábitos alimentares, prejudicam o sistema reprodutivo humano.

— Os xenobióticos causam danos aos receptores hormonais e geram radicais livres que afetam os gametas femininos e masculinos— explica, ressaltando que a melhor solução é optar por alimentos orgânicos, principalmente, quando enfrentar algum grau de infertilidade.

O especialista aponta a inversão alimentar como uma das causadoras do estresse e cansaço. O hábito de não tomar café da manhã, ficar doze horas em jejum, comer pouco no almoço para compensar no jantar altera o metabolismo e a qualidade de vida das pessoas.

— Quando a mulher decide engravidar, a reeducação alimentar prepara o útero para implantação do embrião, aumentando as chances de uma gravidez — afirma.

Dirceu aponta como eliminar alguns problemas através da reeducação alimentar:

Leia mais na Zero Hora

Veja também: Soja e seus derivados podem ser inimigos da fertilidade masculina.

Nenhum comentário: