“Eu só compro alimentos orgânicos. Vale a pena pagar um pouco mais caro, mas garantir a saúde”, disse Ezilda de Santana Santos, técnica de enfermagem, hoje a tarde em um supermercado da capital próximo ao viaduto do DIA.
As palavras de Zilda de Santana Santos refletem o resultado do trabalho da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), em reduzir o consumo de agrotóxicos no estado.
Em continuidade a esse trabalho, a Divisa foi até o supermercado conversar com os consumidores. A ação destacou os riscos dos agrotóxicos nos hortifrutigrangeiros e o consumo seguro de alimentos.
De acordo com a gerente de alimentos da Divisa, Rosana Barreto, a ação é de proteção à saúde da população. “Nós encontramos muitos alimentos com resíduos de agrotóxicos acima do permitido e, também, princípios ativos não autorizados. As consequências do consumo desses produtos são muitas, dentre elas dores de cabeça, alergia, além do câncer que pode ser causado nos trabalhadores rurais que manipulam essas substâncias”, disse.
A gerente de alimentos da Divisa também aconselha que os consumidores procurem produtos em lojas que mostrem a origem dos alimentos. “Por meio de uma página internet e pelo código da etiqueta, o consumidor pode conhecer a origem dos produtos que chegam até nossa loja”, explicou Renato Berber, gerente geral do supermercado.
O gerente do supermercado ainda destacou a importância da parceria. “Essa preocupação da Vigilância Sanitária é uma tendência do mercado e nós queremos ofertar produtos de qualidade para nossos clientes”, afirmou Renato Bereber.
“Essas parcerias com os supermercados servem para fomentar o trabalho educativo da Vigilância Sanitária. Agradecemos aos nossos parceiros pela ajuda em promover mais qualidade de vida para a população”, disse Silvio Santos, secretário estadual da Saúde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário