terça-feira, 4 de agosto de 2009

Rede de Supermercado aposta na rastreabilidade de produtos agrícolas

Quando da criação do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos - PARA, tive a oportunidade de participar dos debates promovidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA em todo o processo de criação do programa. Dentre os debates um dos que mais perdurou foi: onde realizar as coletas de alimentos? Venceu a proposta de que os mesmos deveriam ser coletados em Supermercados por serem os mesmos interlocutores privilegiados dentro da cadeia produtiva e, terem uma capacidade de resposta maior que às Centrais de Abastecimento - CEASAS, onde a inteferencia e pressões com outros interesses poderiam ser maiores.

Depois de nove anos de existência, caminhando com pés no chão e, diga-se, não sem dificuldades, em especial na questão laboratórios para a realização de análises, o programa se consolida como instrumento de Proteção da Saúde da população, cumprindo com um dos objetivos da Lei 8080/90 que instituiu o Sistema ùnico de Saúde no país.

O PARA
dá um salto de qualidade quando uma rede de supermercado resolve realizar ações em conjunto com agricultores para garantir a qualidade dos alimentos com rastreabilidade da produção agrícola à comercialização nas gondolas, entretanto, é desnecessária a parceria do Grupo Pão de Açúcar com a Associação Nacional de Defesa Vegetal, já que a mesma congrega as multinacionais dos venenos, interessada somente na venda dos mesmo.

Na matéria escrita pela Jornalista Núria Saldanha, São Paulo, hoje, 04 de agosto de 2009, somos informados de que:

"Rede de supermercados lança projeto de rastreabilidade de hortifrutigranjeiros"

O Grupo Pão de Açúcar está lançando um projeto de rastreabilidade de hortifrutigranjeiros em parceria com produtores rurais. A empresa investiu R$ 3 milhões para garantir a sustentabilidade dos produtos in natura e criou um site com informações de frutas, legumes e verduras, desde o campo até as lojas.

Os talhões das bananeiras são localizados por GPS, e os tratos culturais realizados todos os dias na propridade do seu Carlos Fava são anotados em uma caderneta de campo. A fazenda de 60 hectares de banana localizada no Vale do Ribeira, em São Paulo, integra um projeto lançado nesta segunda, dia 3, pelo grupo Pão de Açúcar. Um grande volume de nformações sobre produtos agrícolas foi reunido em um site que a rede de supermercados criou em parceria com agricultores, em um programa de rastreabilidade que disponibiliza aos consumidores dados sobre o que estão comprando.

– O objetivo é promover a qualidade e criar identidade de um produto que não dispunha. A cada notícia sobre agrotóxicos a gente sente aqui no varejo como as coisas mudam... é qualidade de consumo – afirma Leonardo Myao, diretor comercial de frutas, legumes e verduras.

Lei mais no Canal Rural



Um comentário:

lujan disse...

Mesmo que tú amigo, eu tambem participei dos debates da ANVISA durante o processo de criaçao do PARA e grande é a minha alegria de saver que ele anda e continua crescendo, isso é uma demostraçao de que existe uma politica de Estado e que ele vai aficando-se dia a dia. Nesses dias passados vi uma nota acerca do Brasil que titulaba-se "O Programa Social Mais Grande do Mundo" (o nome foi dado pelo periodista Argentino que fez a nota) respeito ao Programa FOME ZERO. o caso é, para nao dar chachara, que sempre lembro e conto a tudo o mundo o que no Brsail se faz ao respeito. É isso estou muito feliz pelo Brasil meu segundo lar, embora muito triste pelo meu pais de origen y vivencia atual,a Argentina, eu gostaria tanto que de tanto em quanto tomaran-se alguns exemplos dos irmaos brasileiros, mas isso e farinha de outro costal. Saude! Paz e Prosperidade