sábado, 24 de outubro de 2009

Secretário de Estado da Saúde afirma que estamos num reinício do Sistema Único de Saúde.

Na abertura da 1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental- CNSA, Etapa PARANÁ, o Dr. Gilberto Berguio Martin, relembrou a construção do Sistema Único de Saúde - SUS, afirmando se tratar do primeiro e único que comtempla ampla participação social em sua implementação e consolidação, através dos mecanismos de Conferências de Saúde que são realizadas de tempos em tempos e dos instamentos legais que garante o pleno Controle social.

Com esta fala Dr. Gilberto chamou a tenção para o fato que o SUS hoje é uma Política de Estado, referindo-se as possibilidades que a 1ª CNSA tem de construir um novo modelo de saúde que integre as políticas setoriais em pró da melhoria da qualidade de vida da população e do país. Relembrando a construção do SUS, o Secretário afirma a possibilidade de que se construa a Política de Saúde Ambiental como uma Política de Estado.

Com estas palavras, ele faz a abertura do evento, chamando os delegados, convidados e demais participantes a responsabilidade de se contruir diretrizes e ações que possam de fato representar as necessidades de um território chamado ESTADO DO PARANÁ.

Nenhum comentário: