terça-feira, 19 de maio de 2009

Região de Guarapuava no Paraná usa 3.600 toneladas de veneno em 2008.

19/05/2009

Uso de agrotóxicos mantém-se praticamente estável na região



Guilherme Bittar

O total de agrotóxicos comercializado na região de Guarapuava – que inclui os 12 municípios atendidos pela Seab (Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná) - manteve-se estável no ano passado, atingindo 3.600 toneladas, praticamente igual percentual de 2007. Considerando o total dessas propriedades (484 mil hectares), equivaleria a 7,7 quilos de agrotóxicos por hectare. Os números são do DFI (Divisão de Fiscalização de Insumos e Serviços Agrícolas) da Seab.

Comparado a outras regiões do Estado, o índice guarapuavano é baixo. No núcleo de Ponta Grossa foi observada a maior comercialização de agrotóxicos. Se o total vendido foi aplicado no campo, significa que o coeficiente é de 14,8 quilos de agrotóxico por hectare. Depois aparece o núcleo de Cascavel (11,8 quilos por hectare) e Maringá (10,3 quilos por hectare).

Os núcleos de Umuarama e Francisco Beltrão apresentaram os menores índices, 4,3 e 6,4 quilos por hectare, respectivamente.

A DFI em Curitiba informou que não tem os dados fechados do Estado, porque alguns núcleos ainda não enviaram as informações. Os trabalhos seriam dificultados por falta de pessoal, de equipamentos e de sistemas informatizados. O site da Seab informa que o DFI está presente em todo o território do Paraná, com 46 engenheiros agrônomos fiscais distribuídos em 20 núcleos regionais.

Região

Na região de Guarapuava, a categoria de agrotóxico mais utilizada foi o herbicida (1.800 toneladas), correspondendo a 50%, seguido de inseticida (578 toneladas), responsável por 16%, e fungicida (752 toneladas), que respondeu por 21%. O restante ficou por conta dos acaricidas, bactericidas e espalhantes.

Dos herbicidas, o mais comercializado continuou sendo o Roundup Transorb (290 t). Depois aparece o Gliz (206 t) e Glifosato Nortox (146 t). Na liderança da lista dos inseticidas está o Dinafos (69 t), seguido de Lorsban (54 t) e Tamaron (45 t). Com relação aos fungicidas, o Dithane é o mais vendido (79 t). O Opera é o segundo (62 t) e Nativo o terceiro (44 t).

Notícia completa no jornal impresso

Nenhum comentário: