quarta-feira, 27 de maio de 2009

Mais uma pesquisa associa agrotóxicos ao aumento do risco de desenvolvimento da doença de Parkinson

[Por Henrique Cortez, do EcoDebate] Uma nova pesquisa [Dopamine transporter genetic variants and pesticides in Parkinson's disease], publicada na Environmental Health Perspectives, demonstra que a exposição a dois agrotóxicos (maneb e paraquat) comumente utilizados nos EUA podem aumentar o risco de desenvolvimento da doença de Parkinson, principalmente em pessoas que possuem predisposição genética.

De acordo com os pesquisadores a doença de Parkinson pode se desenvolver nas pessoas que, em seus cérebros, tenham níveis de dopamina inferiores ao normal. No entanto, sem a exposição aos agrotóxicos maneb e paraquat, isto não seria suficiente para aumentar o risco. A ação combinada da exposição aos agrotóxicos e a predisposição genética, por outro lado, podem aumentar em até 5 vezes o risco.

Os resultados confirmam as conclusões de uma outra recente pesquisa [Parkinson's Disease and Residential Exposure to Maneb and Paraquat From Agricultural Applications in the Central Valley of California] que também indicou a exposição aos agrotóxicos maneb e paraquat como fator de risco de desenvolvimento da da doença de Parkinson. Esta pesquisa foi discutida na nossa matéria “
Pesquisa relaciona a exposição a agrotóxicos com o aumento do risco de desenvolvimento da doença de Parkinson“, de 25/04/2009.

Leia mais

Nenhum comentário: