quarta-feira, 20 de maio de 2009

PERFIL EPIDEMIOLÓGIGO DAS INTOXICAÇÕES POR AGROTÓXICOS NOTIFICADAS NO ESTADO DE MATO GROSSO NO PERÍODO DE 2001 A 2004

A utilização intensiva de agrotóxicos é um problema sócio ambiental historicamente condicionado pelo modelo de desenvolvimento adotado no Brasil ,com sérias repercussões para a da saúde da população. O estabelecimento dos riscos aos quais estão expostos trabalhadores e população é etapa primordial ao planejamento de ações de vigilância á saúde e ambiente. As intoxicações agudas e crônicas geradas por exposição aos agrotóxicos, não resultam de uma simples relação entre o produto e a pessoa exposta. A diversidade de estudos, ainda inconclusivos, quanto à ação dessas substâncias no homem e meio ambiente; volume e variedade de ativos circulantes no mercado nacional e mundial; o crescimento do setor agroindustrial; os incentivos governamentais ao aumento da produção agrícola e ser a agroindústria o setor que mais emprega no país traduzem a complexidade dos determinantes desta relação. No estado de Mato Grosso, cuja economia é predominantemente agrícola, persiste uma carência de estudos epidemiológicos nesta área e apesar da implantação do SINAN – Iagro (Sistema Nacional de Notificações- Intoxicações por Agrotóxicos), não há um perfil epidemiológico traçado das intoxicações por agrotóxicos e tão pouco uma proposta de monitoramento das mesmas.


GONZAGA, Andréa Maria.
Perfil das intoxicações por agrotóxicos notificadas no Estado de Mato Grosso no período de 2001 à 2004/Andréa Maria Gonzaga; orientação Profª Dra. Vera Lúcia Guimarâes Blank. Florianópolis, 2005. 120 f.
Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós – Graduação em Saúde Pública, Centre de Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Catarina.


Nenhum comentário: