quarta-feira, 29 de julho de 2009

A Empresa Monsanto tenta impedir distribuição de Cartilha Sobre Alimentos Orgânicos.

A informação está sendo veiculada na internet: Cartilha produzida pelo Ministério da Agricultura sobre agroecologia teve sua distribuição impedida.

A cartilha "O Olho do Consumidor", que conta com ilustrações de Ziraldo, foi lançada para divulgar a criação do "Selo do SISORG"(Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica) que pretende padronizar, identificar e valorizar produtos orgânicos, orientando o consumidor. O livreto, que teve tiragem de 620 mil cópias, foi objeto de uma liminar de mandado de segurança, fruto de ação movida pela transnacional Monsanto, que impediu sua distribuição.

A proibição se deu por conta do item 5 da página 7, onde se lê: "O agricultor orgânico não cultiva transgênicos porque não quer colocar em risco a diversidade de variedades que existem na natureza. Transgênicos são plantas e animais onde o homem coloca genes tomados de outras espécies".

Verifiquei no site do Ministério da Agricultura e Pecuária se lá estava a publicação para que eu pudesse baixar a cartilha. O resultado é que a página responde com a seguinte mensagem:
Not Found
The requested URL /images/MAPA/arquivos_portal/ACS/cartilha_ziraldo.pdf, as not found on this server, ou seja, foi tirada do ar.

Não satisfeito com tamanho despropósito e atentado ao direto individual e coletivo, diga-se, garantido pela Constituição Federal, continuei minha busca. Consegui localizar a cartilha no site da Rede Brasileira de Agroecologia, que está a disposição para conhecimento.

Nenhum comentário: