domingo, 19 de julho de 2009

Secretaria da Agricultura do Paraná informa que é mais veneno do que o informado.

Dia 13 de julho de 2009, postei a matéria intitulada "MERENDA ESCOLAR ORGÂNICA", informação que recebi do Deputado Cheida, PMDB/PR de que o aqui no estado despejamos 40 mil toneladas de venenos por ano.

Em conversa com o Departamento de Fiscalização - DEFIS da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado do Paraná - SEAB/PR fui informado que a quantidade é pelo menos o dobro. Solcitei então, a gentileza do Adriano Riesemberg, Eng. Agrônomo, responsável pela fiscalização, que me enviasse email afim de corrigir os dados, o que fez prontamente.

Senão vejamos: "para fins de correção da informação sobre consumo de agrotóxicos no PR, quero afirmar o que segue: Este DEFIS cobra das empresas registradas como comerciantes de agrotóxicos, trimestralmente, as quantidades de agrotóxicos que comercializam. No ano de 2008, totalizadas as quantidades de apenas doze núcleos regionais (a SEAB/DEFIS tem vinte núcleos regionais) apuramos uma quantidade comercializada de 64 milhões de litros/quilos de agrotóxicos, distribuídos entre herbicidas, inseticidas, fungicidas e afins. Considerando os núcleos que ainda estão encaminhando as informações, estimamos o total em mais de 80 milhões de litros/quilos de agrotóxicos aplicados no ambiente".
Atenciosamente,
Adriano Riesemberg - SEAB/DEFIS/DFI

Fica aqui registrado o agradecimento aos colegas do DEFIS e, em especial ao Adriano.

Nenhum comentário: