terça-feira, 22 de junho de 2010

Bulgária proíbe OGM em alimentos para crianças.

Enquanto aqui no Brasil nos debatemos com a questão da rotulagem dos transgênicos, apesar da obrigatoriedade, a ilegalidade continua farta e solta, seguindo a regra geral da impunidade.

Não bastasse os agrotóxicos autorizados segundo uma metodologia que deixa as crianças sob um risco incalculado, também ninguém se preocupa com a possibilidade de dano a saúde oriundo do uso de OGM em alimentos in natura ou processados, basta ler o rótulo do primeiro chocolate que estiver ao alcance de sua mão na gôndola do supermercado verificando na composição do produto apresença de lecitina de soja. Ora a maioria da soja hoje produzida no Brasil é transgênica, cadê a símbolo informando que é OGM.

A proibição de todos os produtos geneticamente modificados e ingredientes para a preparação de alimentos de crianças na Bulgária, foi proposta na quarta-feira numa alteração na Lei de Alimentos búlgaro.

O interessante é que a alteração foi proposta pelo Desislava Taneva, presidente da comissão parlamentar da Agricultura e Florestas, do partido GERB e dois outros deputados da extrema-direita "Blue Coalition".

Prevê uma proibição total sobre a distribuição e venda de produtos alimentares que contenham organismos geneticamente modificados (OGM) em creches, orfanatos, escolas e estabelecimentos comerciais.

Será permitida a venda somente se o produto estiver claramente identificado e em pontos de venda previamente estabelecidos e identificados também, tais como gôndolas, prateleiras, stands, etc.

Deverá ser exercido um controle rigoroso de todas as fases desde a produção e distribuição dos trangênicos, bem como de toda matéria prima e ingredientes dos alimentos, também deverá ser proibido a liberação de OGMs no meio ambiente, mantendo-os confinados aos laboratórios.

Para nosso imediatismo e descontrole interessado, podemos ficar tranqüilos que medidas que protejam a saúde pública e ambiental não serão tomadas como de importância. O que interessa agora é o momento do circo. O pão pode ser feito com qualquer porcaria.

Leia mais

Nenhum comentário: