quinta-feira, 24 de junho de 2010

Repetidas exposições aos agrotóxicos aumenta o risco da doença de Alzheimer

A informação abaixo vem confirmar o que a anos insistimos em afirmar - que agrotóxicos estão relacionados com doenças como Alzheimer e Parkinson, veja o texto:

Repetidas exposições a agrotóxicos, tal como ocorre em relação em qualquer uso profissional, está associado com um risco aumentado para a doença de Alzheimer (AD), na velhice, segundo um estudo publicado na revista Neurology. Os pesquisadores usaram dados de estudo de memória e envelhecimento e encontraram associações entre a exposição ocupacional aos agrotóxicos, demência e Alzheimer.

Os organofosforados e organoclorados inibem a acetilcolinesterase em sinapses no sistema nervoso somático, autônomo e central e, portanto, pode ter efeitos duradouros sobre o sistema nervoso. Dos 3084 indivíduos sem demência no início do estudo, 572 relataram algum tipo de exposição a pesticidas. Os pesquisadores descobriram que 500 deles desenvolveram demência incidente, e destes, 344 tiveram um diagnóstico primário ou secundário da AD. Após o ajuste para a idade de referência (centrada em 65 anos de idade), educação e status, o estudo mostrou um risco aumentado de demência em pessoas expostas a qualquer pesticida.

Veja mais em Neurology 2010
Hayden KM, MC Norton, Darcey D, Østbye T, Zandi PP, JCS Breitner, et al.

2 comentários:

Valéria Pires dos Santos disse...

Oi, ótima postagem!
Posso publicar no meu blog?

Abraços.

Valéria Pires dos Santos disse...

Oi!
Postei no meu blog essa informação que gentilmente você me cedeu!

Obrigada! :)

Valéria
http://valpinturas.blogspot.com/